Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Qual carne é mais saudável: porco, frango ou vaca?

BENEFÍCIOS DA CARNE DE PORCO

Ela tem menor teor de colesterol do que a carne bovina e o frango. É hora de este alimento fazer parte da sua dieta
Texto: Marcela Carlini/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel




a


A carne de porco, assim como a carne de boi, tem cortes mais ou menos gordurosos

Foto: Shutterstock

Menos colesterol

O United States Department of Agriculture (USDA ) acaba de concluir um estudo apontando que a carne de porco possui menor teor de colesterol, sódio e potássio que a bovina e a de frango. Além disso, tem grande quantidade de tiamina (vitamina B1), muito importante na prevenção de problemas vasculares; e selênio, conhecido por ser um poderoso antioxidante que promove a renovação celular.

Carne que engorda

Depende. A carne de porco, assim como a carne de boi, apresenta diferentes cortes, dependendo da região do corpo do animal. Desta forma, há cortes mais ou menos gordurosos. O filé suíno (100 g), por exemplo, tem 55% mais calorias do que a mesma quantidade de lombo, e ainda possui 30% mais lipídios (gorduras).

Cuidado na hora de comprar

O perigo está na qualidade da produção da carne, pois existe a possibilidade de contaminação do rebanho por micro-organismos. Portanto, antes de comprar, procure saber a origem do produto para ter certeza de que foram cumpridas as exigências estabelecidas pelos serviços de inspeção da Secretaria da Agricultura e da Vigilância Sanitária.

Faz mal comer à noite

Essa informação é falsa. O alimento é fonte de proteína e, dentro de um contexto de alimentação equilibrada, não haverá problema algum se for consumido à noite.

Não provoca alergias

É fato que as alergias de origem alimentar estão relacionadas às proteínas. Mas, embora a carne suína seja fonte deste nutriente, ela não apresenta um índice tão elevado de reações alérgicas. Já os produtos embutidos, feitos a partir de carne de porco, levam em sua composição alguns componentes químicos que podem desencadear quadros alérgicos, embora não estejam diretamente relacionados à carne suína.

O bacon é a carne mais calórica

Esta é a parte subcutânea (que fica logo abaixo da pele) do porco, região que apresenta grande quantidade de gordura. Cada 100 g de bacon frito possui 697 kcal.

Tem os mesmos nutrientes que a carne bovina e a de frango

As carnes, em geral, apresentam quantidade de nutrientes parecida entre si, porém deve-se prestar atenção quanto aos cortes. Para que você possa comparar, saiba que 100 g de lombo suíno assado possui 280 kcal, 28,9 g de proteína e 82 mg de colesterol, enquanto a mesma porção de picanha bovina, sem gordura e grelhada, conta com 238 kcal, 31,9 g de proteína e 100 mg de colesterol. Já a sobrecoxa de frango, sem pele e assada, tem 233 kcal, 29,2 g de proteína e 145 mg de colesterol. Assim, a quantidade de proteínas é semelhante, o que diferencia é o teor de colesterol e as calorias que cada corte possui.

-----------http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/beneficios-da-carne-de-porco/1412/#-------------------


Qual carne é mais saudável: porco, frango ou vaca?

Tiramos um raio X das carnes para você escolher a melhor opção entre frango, boi e porco. Veja as propriedades de cada uma delas, a mais e a menos calórica...

Calorias


A história de que o frango é a carne mais magra e o porco a mais gorda não é 100% verdade. Dependendo do corte, as carnes suínas podem ser mais magras do que as bovinas e até algumas aves. É o caso do lombo, por exemplo, o corte mais magro entre os pedaços do porco.


"Ele é menos gorduroso em comparação a vários outros tipos de cortes bovinos, como acém, paleta e lagarto cozidos, coxão mole ou duro, cupim, filé mignon, fraldinha, maminha etc., e também de alguns cortes de aves, como coxa, sobrecoxa e peito de frango, todos com pele", explica Tatiana.


E a nutricionista ainda complementa: "A sobrecoxa de frango com pele assada também apresenta maior quantidade de calorias e três vezes mais gorduras totais em comparação a cortes bovinos magros, como o contrafilé e o músculo, e mais gorduras e calorias em comparação ao lombo cozido".
Os mais calóricos


Mas entre todas as carnes, o corte mais calórico vem mesmo do porco: a costela suína é a campeã, com 402 kcal por 100 g. Dos cortes bovinos, a costela também ganha, com 373 kca por 100g, e entre os corte de aves a sobrecoxa de frango com pele é a que ocupa a primeira posição, com 260 kcal também por 100g.
Os menos calóricos


De todas as carnes, o corte mais magrinho é o peito do frango grelhado, com 159 kcal para cada 100 g. Dos cortes bovinos, o contrafilé sem gordura grelhado, o músculo sem gordura cozido e a paleta sem gordura cozida empatam com 194 kcal por 100 g. E entre os cortes suínos, o lombo assado é o que possui menos calorias, com 210 kcal a cada 100g.






http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/qual-carne-e-mais-saudavel-porco-frango-ou-vaca/calorias/2274/2#









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário