Translate

domingo, 4 de outubro de 2015

Limão tem a fama de queimar os excessos na cintura

10 soluções práticas para desintoxicar
Desde os anos 1980, o limão tem a fama de queimar os excessos na cintura. Agora, o uso da fruta para emagrecer voltou à moda e até virou livro nos Estados Unidos. A versão em português do Master Cleanse (como a dieta da limonada é conhecida lá fora) já está disponível no Brasil (editora BestSeller, 272 páginas). Mas é bom você não se empolgar. O regime, que propõe passar dez dias à base de limão diluído em água com glicose e pimenta, sem nenhum alimento sólido, pode prejudicar gravemente a saúde. A antiga estratégia de beber o suco puro de vários limões, ainda em jejum, também é considerada pouco segura pela maioria dos nutricionistas. "Dependendo do organismo, a ingestão exagerada de limão pode agredir o estômago", alerta a nutricionista Daniela Jobst, da Nutrijobst, em São Paulo. Mas não é por isso que você deve evitá-lo. Ao contrário, aposte nessa fruta para desintoxicar o organismo e se livrar das gordurinhas. É só não exagerar na dose. Consumir de duas a três unidades por dia - aliadas a uma dieta equilibrada - é suficiente para você perceber uma boa diferença na balança.
 

Segredo da fruta

Pode-se dizer que é o ácido cítrico que dá ao limão os principais poderes emagrecedores. As frutas da mesma família, como a laranja e a mexerica, também carregam esse ácido. Mas o limão é campeão. E essa substância não é fraca. "O ácido cítrico tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras", afirma Daniela Jobst. O sabor azedo dá a ideia dessa fruta aumentar a acidez no organismo. Mas não é o que acontece: o limão tem ação alcalinizante (outro mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Por ter ação antisséptica (de novo, por causa do ácido cítrico), ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases.
 

Seu intestino anda preguiçoso?

Mais um motivo para você aderir à fruta, que, segundo a química Conceição Trucom, autora do livro O Poder de Cura do Limão (editora Alaúde, 200 páginas), tem um leve efeito laxativo. mais efeitos notáveis O suco de limão tem 40 miligramas de vitamina C em 100 mililitros. Não é muito em comparação à acerola e ao kiwi. Mesmo assim, é uma fruta com ótima ação antioxidante. Significa que é capaz de tirar de cena os radicais livres, aquelas moléculas que provocam o envelhecimento precoce. Mas, caso esteja pensando em engolir um suplemento no lugar do limão para manter a pele jovem, saiba que a troca nem sempre vale a pena. "O consumo de duas unidades diárias supera o poder de um comprimido efervescente de 500 miligramas de vitamina C. Isso acontece porque, na fruta, a vitamina está ativa e conta com o auxílio de cálcio, potássio e outros componentes que aumentam seu aproveitamento pelo organismo", afirma Conceição Trucom. O mais surpreendente: o limão pode prevenir câncer, especialmente o de mama, segundo estudos do Departamento de Oncologia da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, realizados em cobaias. Mas, nesse caso, é imprescindível que você consuma a fruta inteira com a casca - parte do limão que concentra os óleos essenciais cítricos, como o d-limoneno. "Essa substância se mostrou capaz de inibir a proliferação das células alteradas", comenta Daniela Jobst. A dosagem preventiva de d-limoneno, segundo Conceição, é o consumo mínimo diário de três limões com polpa e casca (veja receita no Modo certo de usar).
 

Taiti, galego ou cravo?

O limão-taiti é o mais fácil de ser encontrado de norte a sul do Brasil. Mas pode ser galego, cravo, siciliano... Esses e todos os outros tipos (são mais de 70) têm as mesmas propriedades nutricionais e terapêuticas. Portanto, prefi ra aquele que estiver em maior abundância, mais bonito e barato no momento. E, claro, consuma-o ainda fresco, muito bem lavado e todos os dias!
 

Modo certo de usar

O suco deve ser feito com o limão fresco, se possível orgânico, e consumido imediatamente após o preparo. São cuidados que preservam as substâncias terapêuticas da fruta. Veja a maneira adequada de consumir para... 
 
...emagrecer, desintoxicar e desinchar
Esprema um limão fresco num copo d’água, como se fosse uma limonada sem açúcar. Beba em jejum, 30 minutos (no máximo 15) antes do café da manhã para que a "faxina" não seja prejudicada por qualquer alimento sólido. Repita a receita de 10 a 15 minutos antes do almoço e do jantar. Por que sem açucar? Esse é um ingrediente com ação contrária a do limão: intoxica o organsimo, além de ser calórico. Mas se você já tentou e seu paladar não aceita nada muito azedo, acrescente à limonada de 10 a 15 gotas de lima-da-pérsia - é um pouco mais doce e também tem ação desintoxicante. De qualquer maneira, para perceber a diferença na cintura, você deve se comprometer em consumir o limão diluído diariamente até atingir o objetivo na balança. Além disso, crie o hábito de usá-lo para temperar salada, peixe, carne assada (tipo quibe) e lentilha cozida.
 
...ativar o sistema imunológico
Bata no liquidificador (ou passe na centrífuga) um limão fresco com casca (retire apenas o miolinho branco e as sementes) com um copo de água-de-coco (ou mineral), uma maçã e um punhado de broto de alfafa (ou salsinha). Beba no meio da manhã e no meio da tarde. A fruta e os vegetais agem em sinergia com o limão, aumentando o poder protetor e revitalizante do suco.
 
...diminuir os gases e estimular o intestino
Dilua o suco fresco de um limão em um copo de água morna e beba ainda em jejum por uma semana. Por que água morna? Quanto mais próximo o alimento estiver da temperatura do corpo, menos trabalho o organismo tem de digeri-lo. E, nesse caso, o ideal é que todas as substâncias presentes na fruta sejam absorvidas. Se você usar o limão com a parte branca, aquela que fica na entrecasca, o suco também vai ter pectina. E essa fibra serve de alimento para as bactérias boas - fundamentais para manter o intestino saudável e pronto para absorver melhor os nutrientes dos alimentos.
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/boa-forma/limao-ajuda-a-queimar-gordurinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário