Translate

sábado, 5 de setembro de 2015

Tem duvidas sobre adoçante? O Adoçante Sucralose Faz Mal? Qual adoçante devo utilizar? Matéria interessante!

O Adoçante Sucralose Faz Mal?


Sucralose
Um adoçante com zero calorias, por volta de 600 mais doce que o açúcar, a sucralose é usada nos mais diversos lugares, de bebidas doces a sorvetes. Diferente do aspartame, não quebra em altas temperaturas sendo, portanto, ideal para delícias assadas.
Juntamente com vários outros adoçantes intensos, a sucralose esteve em “pauta” de discussões a respeito de sua segurança. Foi removido, recentemente, da categoria de seguro pelo Centro de Ciência para o Interesse Público (CSPI). Todavia, a multinacional britânica dos agronegócios Tate & Lyle reassegura que o sucralose é seguro. Então, no fim das contas, o adoçante sucralose faz mal ou não? Esse será o tema desse artigo.

Um pouco sobre a sucralose

Sucralose acrescenta o sabor doce aos alimentos e bebidas sem adicionar calorias ou carboidratos. Como uma alternativa para o açúcar e outros adoçantes contendo calorias, pode desempenhar um importante papel em programas de controle de peso, que combinam nutrição saudável com atividade física. Enquanto o processo para fazer sucralose começa com sacarose, ou açúcar de mesa, o produto final é diferente do açúcar. Sucralose é feita através da substituição de três grupos hidrogênio-oxigênio na molécula de açúcar por três átomos de cloro, resultando em um adoçante intenso e sem calorias.
Ao contrário do açúcar, o corpo não quebra a sucralose em energia. No entanto, tanto o açúcar quanto a sucralose ativam as mesmas papilas gustativas na língua. A maioria do consumo de sucralose não é absorvido e atravessa o corpo. O pouco que é absorvido é excretada na urina e não se acumula no organismo.
A sucralose está disponível em adoçantes de mesa e também como um ingrediente em muitos produtos, incluindo uma variedade de bebidas, bolos, biscoitos, sobremesas, produtos lácteos, enlatados, xaropes e condimentos. A sucralose é 600 vezes mais doce do que o açúcar, e pode ser usada em lugar de ou em conjunto com açúcar para cozinhar e assar receitas. A Sucralose tem sido estudada extensivamente e foi encontrada como segura por especialistas e pesquisadores de todo o mundo. Todavia, ainda há os que se opõem ao consumo desse produto, afirmando que o adoçando sucralose faz mal.

O uso da sucralose em dietas

Como uma alternativa ao açúcar, sem calorias, alimentos e bebidas que contenham sucralose permitem que as pessoas que estão seguindo um programa de controle de peso desfrutem de doces. Por exemplo, um iogurte contendo o adoçante sucralose pode economizar 50 ou mais calorias por porção em comparação ao iogurte normal, e um copo de 350ml de chá gelado adoçado com sucralose pode economizar mais de 100 calorias em comparação ao mesmo copo de chá adoçado com açúcar. A sucralose pode ser usada em praticamente qualquer lugar em que o açúcar é usado, permitindo uma variedade de escolhas ao planejar refeições de baixas calorias.
A Sucralose não é metabolizada pelo organismo para produzir energia e, portanto, contém zero calorias. Adoçantes de mesa que contêm sucralose também podem conter outros ingredientes que proporcionam a textura necessária e o volume (tais ingredientes também são adicionados a outros adoçantes não-calóricos). Embora estes ingredientes sejam tipicamente carboidratos, a quantidade é tão pequena (menos de 1 grama por porção) que as calorias são insignificantes.
Vários estudos têm mostrado que os adoçantes de baixas calorias podem realmente ajudar em dietas de perda de peso e/ou controle de peso. Por exemplo, pesquisadores descobriram que quando os alimentos e bebidas que contêm sucralose são usados ​​como parte de um programa para reduzir a ingestão de calorias e aumentar os níveis de atividade física, crianças com excesso de peso foram capazes de diminuir a sua taxa de ganho de peso. Enquanto que alguns estudos menores sugeriram que os adoçantes de baixas calorias pode causar desejos e/ou ganho de peso, essa associação não foi confirmada em estudos maiores, e a maioria das pesquisas ainda vislumbra que os adoçantes de baixa caloria como a sucralose podem ser úteis para a perda e manutenção do peso.
Com o aumento dos índices de obesidade, as pessoas estão sempre procurando uma solução “mágica” para ajudá-los a perder peso. E, embora os adoçantes de baixa caloria possam ajudar, também é importante praticar o controle da ingestão de alimentos e participar de atividades físicas regulares, a fim de atingir metas de perda de peso. Além disso, ao incorporar os alimentos e bebidas que contêm adoçantes de baixas calorias em um plano de gerenciamento de peso, estes produtos devem ser usados no lugar de versões calóricas, a fim de reduzir a ingestão total de calorias.

Alegações sobre a segurança no consumo

A Sucralose tem um perfil de segurança. Mais de 100 estudos, representando mais de 20 anos de pesquisa, afiram que a sucralose é segura. Os cientistas têm realizado muitos estudos para saber se o adoçante sucralose faz mal, para determinar se ele tem algum efeito sobre um número de diferentes condições de saúde, incluindo o crescimento e desenvolvimento de câncer, efeitos químicos sobre o corpo (ou toxicologia), anormalidades do desenvolvimento tais como defeitos de nascimento, e os efeitos no sistema nervoso.
Sob essa perspectiva, alguns afirmam que não existem efeitos nocivos no consumo de sucralose, mesmo em pessoas que consomem quantidades maiores. Com base nesse histórico de segurança, especialistas, pesquisadores e órgãos governamentais concordam que as pessoas podem consumir uma variedade de alimentos e bebidas adoçados com sucralose, sem preocupação.
A Sucralose é aprovada para uso em mais de 80 países. Nos Estados Unidos, o US Food and Drug Administration (FDA, agência semelhante a ANVISA no Brasil) deve aprovar todos os aditivos alimentares antes que possam ser utilizados em alimentos e bebidas. O FDA aprovou o adoçante sucralose para determinadas categorias de alimentos e bebidas em 1998, e expandiu a aprovação para todas as categorias de alimentos e bebidas em 1999. 
Seguindo o ponto de vista dos que defendem a segurança da sucralose, há, ainda, algumas outras observações:
  • A sucralose não tem nenhum efeito sobre os níveis de glicose ou de insulina no sangue de pessoas com diabetes, e por isso, é seguro para consumo nesses casos. Alimentos e bebidas adoçados com sucralose proporcionam opções que são mais baixas em carboidratos, que são úteis para pessoas que têm diabetes e os que devem controlar a sua ingestão de carboidratos. De qualquer maneira, as pessoas que têm diabetes devem conversar com um nutricionista ou profissional de saúde para pedir conselhos sobre a incorporação de alimentos e bebidas que contenham sucralose em suas dietas.
  • A Sucralose também não aumenta o crescimento de bactérias na boca e não promove a cárie dentária. As bactérias não quebram ou “comem” a sucralose, e, portanto, não podem levar a cáries.
  • Mulheres grávidas e lactantes também podem consumir sucralose. Pesquisas mostram que o adoçante não tem efeitos nocivos sobre as mulheres grávidas ou seus bebês. Apesar da sucralose poder ser consumida como parte de uma dieta pré e pós-natal saudável, uma mulher grávida ou a amamentar deve falar com seu médico sobre o consumo dos nutrientes, assim como a inclusão de novos alimentos na dieta;
  • Não há evidências de que a sucralose é prejudicial para as crianças. Na verdade, ela pode ser parte da solução para o problema crescente da obesidade infantil, ajudando a reduzir as calorias. Alimentos que contenham sucralose, incluindo leite desnatado com sabor, iogurte, sucos e pudim, podem ser incluídos em um plano de refeição saudável para as crianças para ajudar a garantir que elas estão recebendo todos os nutrientes necessários.

Mas afinal de contas, porque alguns afirmam que o adoçante sucralose faz mal?

Nos anos desde então, a sucralose tem se tornado alvo de alegações de que é “antinatural” e, portanto, inseguro. O CSPI diminuiu o status da sucralose de “seguro” para “atenção”, conforme citado no começo desse artigo. Uma das razões são os resultados de um estudo italiano sobre o consumo a longo prazo do adoçante. O cientista Dr. Morando Soffritti, diretor do Instituto Ramazzini, na Bolonha, Itália, realizou um estudo com 843 ratos de laboratório, cuja dieta incluía doses variadas da sucralose. As autópsias mostraram uma associação entre o risco de leucemia e o consumo de sucralose. Das palavras do cientista:
“Nossos primeiros estudos em ratos mostraram aumento em vários tipos de câncer, e, em nossos estudos mais recentes sobre o aspartame, observou-se um aumento estatisticamente significativo de tumores hepáticos e pulmonares em camundongos machos. Isso mostra que o aspartame causa câncer em vários lugares do corpo. As preocupações a respeito do aspartame estão levando consumidores a mudar para a alternativa amplamente promovida: a sucralose. Agora que encontramos evidências de uma ligação entre a sucralose e o câncer em camundongos, uma pesquisa urgente deve ser repetida em ratos, e estudos em larga escala deverão ser ajustados para monitorar qualquer risco potencial de câncer para a saúde humana.” 
Dr. Soffritti diz que as crianças e as mulheres grávidas devem evitar o consumo de adoçantes artificiais até que estudos apropriados mostrem claramente que não há o risco de câncer. Em um comunicado on-line, a CSPI acrescentou que os únicos estudos de alimentação a longo prazo sobre a sucralose em animais, antes desse estudo italiano, foram conduzidos pela Johnson & Johnson, fabricante de Splenda. Esse seria o motivo pelo rebaixamento da classificação. Como as coisas estão no momento, a CSPI dá as seguintes classificações aos adoçantes artificiais:
  • Splenda/sucralose – cautela;
  • Sacarina – evitar;
  • Aspartame – evitar;
  • Acessulfame de potássio – evitar;
  • Rebiana – seguro;
Segundo os pesquisadores, a sucralose aparenta ser mais segura do que a sacarina, o aspartame, e oacessulfame de potássio. Todavia, com esse estudo italiano, será necessária uma análise cuidadosa antes que se possa ter certeza de que o pensamento que o adoçante sucralose faz mal não é verídico. Embora existam preocupações sobre os riscos de saúde associados com os adoçantes artificiais, o CSPI acredita que as pessoas estão em melhor situação se consomem bebidas diet ao invés das versões adoçadas. O CSPI diz que as consequências para a saúde de beber regularmente refrigerantes cheios de açúcar incluem obesidade, gota, cárie dentária, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, entre outras.
A organização afirma que a água é melhor – refrigerantes com qualquer tipo de adoçante natural ou artificial geralmente contêm corantes alimentares e coloração caramelo que estão contaminados com 4-metilimidazol, uma substância cancerígena. A CSPI incentiva os consumidores a beberem água, água com gás, águas com sabor sem açúcar, chá gelado sem açúcar ou água com gás misturada com suco de fruta natural.

Produtos que contêm sucralose

A sucralose é utilizada para adoçar uma variedade de alimentos e bebidas. Produtos que contenham sucralose são muitas vezes produtos de baixas calorias, tornando-os úteis para as pessoas que estão tentando perder ou manter o peso. Os produtos rotulados como “Light” ou “Redução de calorias” podem usar adoçantes com baixas calorias para reduzir o teor calórico. Dentre as classes de produtos em que pode-se encontrar sucralose temos:
  • Laticínios (leite desnatado com sabor, iogurte light, etc);
  • Cereais e barras de cereais;
  • Sobremesas (pudim, sorvete, picolé, etc);
  • Aperitivos (doces de frutas enlatados, tortas doces com calorias reduzidas, doces, etc);
  • Bebidas (suco, chá quente e gelado, refrigerante diet, bebidas de café, etc);
  • Xaropes e Condimentos (xarope de bordo, geleia, etc);
  • Produtos nutricionais e suplementos. 

Algumas dicas para uso

Abaixo, alguns possíveis usos para a sucralose:
  • A sucralose pode ser usada no lugar de (ou em combinação com) o açúcar e/ou outros adoçantes de baixas calorias para reduzir as calorias totais e carboidratos em produtos assados​​;
  • Enquanto o doce da sucralose é semelhante ao do açúcar, o sabor, a textura e/ou o tempo de cozimento de um alimento feito com sucralose pode ser ligeiramente diferente do que o mesmo alimento feito com açúcar. Por exemplo, o açúcar dá volume e pode ajudar a reter a umidade em produtos de panificação. O açúcar também tem a capacidade de caramelizar, que proporciona um sabor e cor de caramelo;
  • Em itens como caldas doces, recheios de tortas de frutas, bolos de queijo e bebidas, a substituição completa do açúcar pela sucralose é possível;
  • Em receitas com uma alta proporção de açúcar e/ou aquelas que necessitam cor, a substituição parcial de açúcar é o melhor;
  • Mesmo em receitas assadas que pedem o uso de açúcar, a sucralose pode substituir total ou parcialmente o açúcar e mesmo qualquer outro adoçante que seja pedido.
Como você pôde ver, a questão se o adoçante sucralose faz mal ou não é meio controversa. Isso porque existem vários estudos afirmando a sua segurança e, em contrapartida, existem evidências contrárias. O artigo aqui apresentado mostrou os dois lados. Assim, vai da escolha de cada um o seu consumo ou não.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Referências
  1. Maganti, Brahmini, et al. “Myths ands Facts about Aspartame and Sucralose: a critial review.” International Journal of Research in Ayurveda & Pharmacy 3.3 (2012).
  2. Ma, Jing, et al. “Effect of the artificial sweetener, sucralose, on small intestinal glucose absorption in healthy human subjects.” British journal of nutrition 104.06 (2010): 803-806.
  3. Pereira, Mark A., and Andrew O. Odegaard. “Artificially Sweetened Beverages—Do They Influence Cardiometabolic Risk?.” Current atherosclerosis reports 15.12 (2013): 1-6.
  4. Mallikarjun, Sreekanth, and Rebecca McNeill Sieburth. “Aspartame and risk of cancer: A meta-analytic review.” Archives of Environmental & Occupational Health just-accepted (2013).
  5. Mercola, Joseph. Sweet Deception: Why Splenda, Nutrasweet, and the FDA may be hazardous to your health. Thomas Nelson Inc, 2006.
  6. Mission, W. H. I., W. H. I. Family, and W. H. I. Experts. “Up For Debate: Sucralose—Sweet Little Lies?.”
  7. Diaz, Leticia M. “Sucralose: The Sugar of the New Millennium-FDA’s Role: A Hindrance or a Help.” New Eng. L. Rev. 34 (1999): 363.
http://www.mundoboaforma.com.br/o-adocante-sucralose-faz-mal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário