Translate

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mitos ou verdades! Comer carboidrato depois das 18h engorda?Não jantar à noite ajuda a perder peso

Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer
Verdade. É ilusão das pessoas acharem que pular refeições ou ficar longos períodos sem comer vai ajudar a emagrecer. Muito pelo contrário. Quando a pessoa fica muito tempo em jejum, chega com muita fome na próxima refeição e acaba comendo rápido, excedendo na quantidade e faz escolhas erradas. Além disso, quando a pessoa fica muito tempo sem comer aumenta o cortisol, que é um hormônio que armazena gordura. O ideal então é comer de 3 em 3 horas alimentos saudáveis em quantidades adequadas.

Não jantar à noite ajuda a perder peso
Mito. Há uma crença de que jantar engorda, o que não é verdade se a pessoa souber preparar uma refeição equilibrada, composta de carnes magras, vegetais e pouco carboidrato, sendo estes integrais. Um comportamento bastante comum para quem tem o hábito de não jantar é ficar beliscando, ou seja, trocam uma refeição, que poderia ser completa, por torradas, excesso de frutas, lanches, salgadinhos, etc. Isso sim engorda.

 Comer carboidrato depois das 18h engorda
Sim! Se a pessoa optar por carboidratos simples, como pães e massas, em excesso. Esse comportamento promove aumento de peso.
Não! Se a pessoa optar por carboidratos de baixo índice glicêmico, como integrais, batata doce, mandioca, nas quantidades adequadas.
Chá verde ajuda a queimar caloria
Verdade. O chá verde tem na composição cafeína, que aumenta o metabolismo e promove quebra de gordura. Deve ser consumido durante o dia. Dica: é melhor fazer a infusão da erva do que comprar a bebida industrializada pronta. Consuma quatro xícaras por dia.
CHÁ VERDE
Refrigerante diet está liberado para quem quer perder peso
Mito. O refrigerante não é indicado em nenhum caso por não conter substâncias benéficas para o corpo. Além disso, existe um estudo que diz que os açúcares falsos na bebida são mais doces que o açúcar de verdade e enganam o cérebro, que pensa que o açúcar real está a caminho. Quando as calorias não chegam, aciona um efeito cascata de sinais que interfere nos níveis de fome, saciedade e açúcar no sangue.
Fazer aeróbico em jejum acentua a perda de peso
Mito. Comer antes de treinar ajuda a fornecer energia para realizar atividade física sem fadiga. Se a pessoa não se alimenta antes do exercício, a massa muscular passa a ser usada como energia, o que significa que ela até pode perder gordura, mas vai perder massa magra também.

Mastigar os alimentos mais de 30 vezes em cada garfada ajuda a controlar o peso
Verdade. Quanto mais tempo você passar mastigando os alimentos, menos calorias você vai ingerir. Um estudo constatou que as pessoas que mastigavam cerca de 40 vezes cada garfada comeram 12% menos do que aqueles que mastigavam apenas 15 vezes. Este resultado significa que quanto mais rápido você come, mais quantidade de alimentos vai consumir. A explicação para isso é que o organismo demora 20 minutos após o início da refeição para sinalizar que está satisfeito. Como a mastigação é a primeira etapa da digestão, é importante triturar bem os alimentos para que ocorra a absorção correta dos nutrientes e produza a sensação de saciedade. E lembre-se, o estômago não tem dentes para triturar os alimentos, portanto, mastigue-os bem antes de engolir.


http://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/comer-carboidrato-depois-das-18h-engorda-10-mitos-e-verdades-sobre-dieta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário