Translate

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Matchá conhece? Bebida acelera o metabolismo e ajuda a secar rapidamente

Matchá emagrece: mais potente que chá verde, erva dissolve gordura bem rápido

por Mariana Bueno


Os chás são ótimos aliados para quem quer perder peso rápido. Durante muito tempo, um dos mais consumidos para atingir esse objetivo foi o chá verde, que é termogênico que acelera a queima de gordura. Mas ele acaba de ganhar um concorrente à altura e que promete ser ainda mais eficiente: o matchá.

São essas propriedades do matchá que fazem com que o vegetal produza mais clorofila, aminoácidos e l-teanina, substâncias que ajudam a dissolver a gordura e a eliminá-la rapidamente.
Além disso, segundo o endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, em Petrópolis (RJ), os flavonóides e cafeína encontrados na planta aceleram o metabolismo e, por isso, contribuem para o emagrecimento.
Outro benefício do matchá é que ele ajuda na recuperação muscular e, por isso, é muito indicado para quem pratica atividades físicas regularmente.

Chá para perder peso: como consumir

(Crédito: Thinkstock)Ele também pode ser usado em receitas de bolo (Crédito: Thinkstock)
O matchá é um pó verde pode ser utilizado para preparar o tradicional chá, ou como ingrediente de sucos, vitaminas e até mesmo em receitas de bolos integrais. De acordo com a equipe de nutricionistas do W SPA, no Rio de Janeiro, o consumo recomendado é de 15 a 20 gramas por dia.
http://www.bolsademulher.com/corpo/matcha-emagrece-mais-potente-que-cha-verde-erva-dissolve-gordura-bem-rapido
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como o matcha emagrece: Presença de catequina
Um dos motivos que nos leva a afirmar que o matcha emagrece é que, por se tratar de um chá verde, ele possui as catequinas em sua composição, substâncias que comprovadamente contribuem com a perda de peso.
Isso foi mostrado a partir de um estudo publicado em 2005 no American Journal of Clinical Nutrition(Jornal Americano de Nutrição Clínica, em tradução livre). Durante o estudo, foram avaliados os efeitos dos chás que possuíam catequina e cafeína na composição para o emagrecimento.
O resultado foi que os homens que tomaram o chá verde com altas doses de catequina conseguiram eliminar mais peso do que os que tomaram uma bebida com baixas quantidades da substância: enquanto os primeiros perderam aproximadamente 2,5 kg, os outros cortaram somente cerca de 1,3 kg.

Queima de gordura

Outro estudo publicado no ano de 2008, no mesmo jornal da pesquisa anterior, revelou que tomar chás verdes como o matcha emagrece auxiliando a queima de calorias durante a prática de exercícios físicos.
Os pesquisadores constataram que homens saudáveis que consumiram a bebida durante treinamentos de intensidade moderada tiveram um aumento de 17% na taxa de queima de gordura.

Bebida de baixa caloria

Consumir o matcha no lugar de outras bebidas como capuccino e leite com chocolate pode auxiliar bastante na redução do número de calorias ingeridas durante o dia. Enquanto uma porção da bebida tem apenas 3 calorias, uma xícara de capuccino tem 74 calorias e uma xícara de leite desnatado com chocolate possui 140.

Redução na retenção de líquido

Por ter um efeito diurético, o chá matcha contribui com a diminuição da retenção de líquido no organismo, ajudando na perda do excesso e eliminando o inchaço em algumas regiões do corpo.

Estímulo ao metabolismo

Um estudo publicado no ano de 1999 também no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, em tradução livre) identificou que o consumo do chá verde contribui para que o metabolismo seja estimulado e, por consequência, para que o processo de queima de gordura no corpo possa acontecer de maneira mais rápida.

Sensação de saciedade

Quando nos sentimos satisfeitos, é mais difícil que acabemos cedendo às tentações culinárias, e tomar o chá matcha pode contribuir nesse sentido. Isso acontece por conta do antioxidante EGCG (epigalocatequina) que estimula a liberação de um hormônio chamado de CCK (colecistocinina), que, por sua vez, é responsável por encaminhar ao cérebro a informação de que o estômago está cheio.
Isso também contribui para a regularização das taxas de açúcar no sangue no nosso organismo.

Outros benefícios

Já sabemos que o consumo do chá matcha emagrece, mas ele também estende os seus benefícios a outras áreas da saúde do organismo, como o combate ao câncer, por exemplo. O motivo para isso é que ele contém antioxidantes, como o EGCG (epigalocatequina), do grupo das catequinas, que funciona como um anticancerígeno.
Isso foi atestado em um estudo realizado no ano de 2003 na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, que confirmou que uma xícara do chá matcha possui 137 vezes mais ECGC do que outros tipos de chá verde.
Quem possui problemas relacionados ao colesterol também pode se beneficiar com o consumo do chá matcha. É que, de acordo com uma pesquisa publicada em 2011 no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, em tradução livre), os chás verdes contribuem de maneira significativa com a diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) no organismo.
A bebida ainda possui quantidades cinco vezes maiores que outros tipos de chá verde de L-teanina, um aminoácido que estimula a atividade das ondas alfa no cérebro, que estão ligadas ao relaxamento, à concentração, ao alívio de estresse e até à diminuição da pressão arterial.
O chá ainda contém uma alta quantidade de fibras alimentares, que auxiliam no alívio da constipação e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Para os momentos em que uma pessoa precisa de energia e manter o foco e concentração, a bebida é uma ótima opção para substituir o café, que quando consumido excessivamente pode causar dores de cabeça.
Além disso, o uso do chá matcha também é ligado a outros benefícios como o antienvelhecimento, combate a inflamação e oxidação.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser considerada uma substância segura, é preciso tomar cuidado e não exagerar ultrapassando a recomendações de no máximo cinco xícaras por dia. Isso porque o consumo excessivo dos chás verdes pode causar alguns efeitos colaterais como dores no estômago, insônia, dores de cabeça, irritabilidade, diarreia e azia.
http://www.mundoboaforma.com.br/matcha-emagrece-o-que-e-beneficios-onde-comprar-e-como-tomar/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário