Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Conheça os benefícios e propriedades medicinais do abacaxi

"A fruta do abacaxi fresco ou do suco extraído da fruta possui uma quantidade muito baixa de gordura e colesterol, sendo a fruta recomendada em várias dietas para emagrecer."

ABACAXI: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS

Abacaxi - Ananas comosus
Abacaxi – Ananas comosus
O abacaxi (Ananas comosus) é a fruta obtida do abacaxizeiro, sendo também conhecida como ananás e pineapple (inglês). Pertence a família Bromeliaceae.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é originário da América da Sul, mas também pode ser encontrado em outros países com clima tropical e semitropical por todo o mundo. Algumas tribos brasileiras usavam o abacaxi como alimento básico. A fruta do abacaxi fresco ou do suco extraído da fruta possui uma quantidade muito baixa de gordura e colesterol, sendo a fruta recomendada em várias dietas para emagrecer. O abacaxi é indicado para consumo por pessoas de todas as idades.
O abacaxi é uma fonte natural rica em manganês, mineral que ajuda a fortalecer os ossos e tecidos do corpo. Também é rico em bromelina, enzima responsável pela divisão de proteínas, capaz de reduzir a agregação de plaquetas e diminuir o tempo de sangramentos. O suco de abacaxi, rico em bromelina, ajuda na cura de tosses e resfriados, além de soltar o muco do corpo. A bromelina uma substância eficaz no combate de infecções, vermes intestinais e outros parasitas. A bromelaína, também presente na fruta, ajuda na digestão de proteínas e evita a formação de coágulos sanguíneos.
Alguns outros benefícios do abacaxi incluem o alívio de náuseas (incluindo as causadas por cinetose, ou seja, sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma inabitual, perturbando o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio), prisão de ventre, dentre outras. Estudos tentam demonstrar a eficácia da enzima em destruir células cancerosas, ajudando assim o sistema imunológico do corpo, combatendo tumores e a aterosclerose. Soluções feitas a partir de abacaxi quando esfregadas diretamente no couro cabeludo, também combatem a caspa. Alguns estudos indicam que o Abacaxi pode ajudar a aumentar na absorção de cálcio pelo organismo, ajudando a prevenir a osteoporose.

Contraindicações e efeitos colaterais do abacaxi

O consumo do abacaxi não é muito recomendado para pacientes com gota e artrite-reumatoide. O abacaxi também pode aumentar a taxa de glicose, sobretudo em preparos onde a fruta é cozida. Neste caso, se recomenda cautela no consumo por parte de pacientes portadores de diabetes.
História e curiosidades
O abacaxi possui uma enzima tão ácida que é utilizada para amaciar a carne. A mesma enzima é capaz de remover as impressões digitais de vários cortadores de abacaxi após uma exposição prolongada.
O abacaxi já foi um símbolo de status entre os primeiros exploradores europeus. Quanto mais exótico e caro era o abacaxi oferecido aos convidados, maior era considerada a classe social do anfitrião. A fruta do abacaxi simbolizava hospitalidade e amizade nas colônias. A espécie Ananas comosus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.



http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/abacaxi-ananas-beneficios-propriedades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário