Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A granola engorda ou emagrece? Conheça todos os seus benefícios

granola benefícios engorda ou emagrece


Apesar de já ser bastante consumida em todo o Brasil, os benefícios e a composição da granola passam despercebidos. Muita gente sabe que ela faz bem à saúde, mas não sabe exatamente porque e nem quais são esses pontos positivos. A granola nada mais é que uma mistura de grãos como a cevada, a aveia, flocos de milho, arroz e outros e também das oleaginosas como as castanhas, amêndoas e também podem ter frutas secas tais quais a uva-passa, a maçã ou o pêssego.

Os benefícios da granola

O grande benefício da granola está nela ser um mix de ingredientes repletos de nutrientes importantes para a saúde. Por exemplo, as oleaginosas que são ricas em óleos benéficos para a saúde e que reduzem o colesterol. Comê-las em quantidades exageradas pode fazer mal à saúde, mas na granola existe uma quantidade reduzida, mantendo as propriedades benéficas desses alimentos.
A granola é composta por vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, sais minerais como o zinco, o ferro e outros nutrientes (ácido fólico, uma vitamina indispensável na gestação porque ajuda na formação neural do feto e niacina, outra vitamina que tem como papel principal reparar sequências de DNA que podem ter sido mal formadas durante o processo de replicação celular). Além de tudo isso, ela também é rica em fibra alimentar. Essa fibra ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo você comer menos durante o dia e também auxilia na regulação do intestino e na melhora da flora intestinal.

Outro bom e importante benefício, é o fato da granola conter boas doses de antioxidantes. Creio que muitos já ouviram falar dessas substâncias. Elas são responsáveis por neutralizar a ação maléfica dos radicais livres. Quanto a estes, o nosso próprio corpo produz radicais livres, porém também temos enzimas que conseguem neutralizar, cerca de, 99% de sua ação. Porém, a maior quantidade de radicais que temos no organismo é ingerida através dos alimentos ou de hábitos ruins como o fumo e o o álcool.

A granola engorda ou emagrece?

Ela pode engordar e ela pode emagrecer. Tudo depende do nosso bom senso e de ter a informação certa em mãos. Entendam que até as frutas podem engordar se forem consumidas em excesso já que têm muitos carboidratos. O ideal é consumir até 20 g por dia de granola, o equivalente a 1 colher ½ de sopa. Outro cuidado é que ela deve ser ingerida com alimentos menos calóricos como iogurtes nas versões lights, frutas e açaí. E na hora da compra dê preferência para a granola sem açúcar ou então, prepare a sua em casa.
Bem, e como disse mais acima, a granola também pode ajudar no emagrecimento.Isso se deve ao fato dela ser rica em fibras. Dessa forma, ela consegue reduzir o índice glicêmico dos alimentos e também aumentar a sensação de saciedade. Esses dois benefícios fará com que menos gordura seja estocada e menos fome você sentirá durante o dia. Além disso, como ela é cheia de antioxidantes fará o trabalho de “limpador” do organismo. Isso favorece o metabolismo e também a queima de gordura por parte do nosso corpo.
Como consumir a granola?
Como já foi dito, a quantidade diária de granola não deve ultrapassar as 20 g. Esse valor equivale a 160 calorias. Quanto à forma de consumo não tem muito segredo: ela pode ser adicionada a frutas, iogurtes, açaí, coalhada, leite e outros. Porém, é preciso ingerir muita água. Quando consumimos muita fibra sem adicionar água, ela pode fazer o efeito contrário e causar prisão de ventre. Para ter melhores resultados, você deve aliar o consumo da granola a uma dieta equilibra e prática de exercícios físicos. O melhor horário para consumo é logo pela manhã, ao acordar.
Como fazer a granola em casa
Fazer granola em casa é bem simples, sai mais barato e é até mais saudável. Você só precisa comprar alguns ingredientes que são vendidos separadamente como aveia, castanha de caju, castanha do pará, amêndoa (que pode ser substituída pelo amendoim já que é mais barato), frutas secas e outros ingredientes de sua preferência. Basta misturar tudo e pronto! A sua granola está pronta para ser consumida, sem nenhum tipo de conservante. Você ainda pode adicionar mel na hora de consumir, deixando o prato mais saboroso e nutritivo!
http://www.treinomestre.com.br/a-granola-engorda-ou-emagrece-conheca-todos-os-seus-beneficios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário