Translate

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Noz da Índia tem efeito laxativo e pode ajudar no controle do colesterol

Noz da Índia tem efeito laxativo e pode ajudar no controle do colesterol

Ao contrário do que muitos acreditam ela não contribui para a perda de peso


Saiba tudo sobre noz da Índia - Foto: Reprodução Instagram
Saiba tudo sobre noz da Índia - Foto: Reprodução Instagram

A noz da Índia consiste na semente do fruto da árvore Nogueira-de-Iguape. Ela foi trazida da Indonésia e tornou-se conhecida no Brasil especialmente devido à crença de que ajudaria na perda de peso. Também há quem acredite em seus efeitos terapêuticos contra a febre, inflamações, asma e outros problemas. 

Noz da Índia emagrece?

Apesar da forte crença popular de que a noz da Índia contribui para o emagrecimento, ainda não existe nenhum estudo que comprove este benefício. Portanto, até o momento a resposta é: a noz da Índia não ajuda a emagrecer. 

Composição da noz da Índia

Os compostos da noz da Índia são Moretenone, moretenol, alpha-amirina e beta-sitosterol. Estudos recentes apontam indicaram que vários extratos de noz da Índia apresentam atividade antibacteriana de acordo com a Universidade Federal de Santa Catarina. 

Benefícios da noz da Índia

Efeito laxativo: Pesquisas concluíram que a noz da Índia tem um efeito laxativo e pode contribuir para a melhora do trânsito intestinal. 

Benefícios em estudo da noz da Índia

Controla o colesterol: Um estudo realizado em ratos observou que o consumo de noz da Índia contribui para o controle dos níveis de colesterol e suas frações. Este benefício ocorreria devido à inibição da biossíntese de colesterol hepático, a síntese de colesterol pelo fígado e também pela menor absorção intestinal de gorduras.
Ação anti-inflamatória e analgésica: Outra pesquisa também realizada em ratos concluiu que a noz da Índia conta com ações anti-inflamatórias e analgésicas. 

Quantidade recomendada

Não há uma quantidade recomendada sobre o quanto ingerir de noz da Índia. Porém, saiba que nos estudos com animais a quantidade utilizada é 300 ml por quilo de peso. 

Como consumir

A noz da Índia pode ser ingerida em pó ou como um chá. 

Contraindicações

Ainda não há contraindicações sobre o consumo da noz da Índia. Contudo, muitos especialistas argumentam que como ainda não há muitos estudos que comprovem os benefícios deste alimento, não é interessante consumir.  

Cuidados ao consumir

O principal cuidado ao consumir a noz da Índia é não confundi-la com o chapéu de napoleão. Este outro alimento tem efeito tóxico porque conta com grandes concentrações de glicosídeos cardiotônicos que afetam a saúde. Como os dois são muito semelhantes, a melhor maneira de não confundir é adquirir a noz da Índia de procedência confiável. 

Fonte consultada:

Nutricionista Marina Solis, da clínica MOVE. 
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18732-noz-da-india-tem-efeito-laxativo-e-pode-ajudar-no-controle-do-colesterol?utm_source=news_mv&utm_medium=alimentacao&utm_campaign=2525256#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário