Translate

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mandioca, Macaxeira oi Aipim

Continuando o assunto sobre a mandioca...

Perguntas que não querem calar!
A mandioca é interessante para quem quer perder peso?
Qual a quantidade diária recomendada?
Qual a diferença entre a mandioca e o arroz branco?

Conheça o poder da mandioca em dietas de emagrecimento

21 de outubro de 2013
Foto: Nestlé
A dica de hoje é sobre o poder da mandioca. A nutricionista Gisele Silveira explica todos os benefícios deste carboidrato que auxilia na dieta.

Quais são as características da mandioca?
Também conhecida como aipim ou macaxeira, dependo da região do Brasil, é uma raiz pobre em proteínas e rica em carboidratos, de alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias). Esta raiz possui minerais e também é rica em vitaminas do complexo B.
10 benefícios da mandioca
1- Pode ser considerada uma importante fonte de carboidratos na dieta, por conter grande quantidade de amido.
2 – É rica em sais minerais como o cálcio - Importante nutriente para a saúde óssea
3 – É rica em ferro - Mineral imprescindível na prevenção de anemia ferropriva
4 – É rica em fósforo - Contribui junto com o cálcio para dar força e dureza a ossos e dentes
5 – É rica em potássio - Mineral envolvido no balanço e distribuição de água, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular.
6 – Rica em fibras, auxilia no funcionamento e saúde intestinal.
7 – Rica em vitamina C, importante vitamina antioxidante, atua no sistema imunológico diretamente e na formação de colágeno.
8 – Tem alto valor energético, cada 100g possui 150 kcal. Não possui proteínas e gorduras.
9 - É fonte de saponinas, substâncias eficazes contra o colesterol e com ação antioxidante.
10 – Rica em vitaminas do complexo B, que além de outras funções no organismo, contribuem para o funcionamento do sistema nervoso e músculos e no funcionamento de enzimas.
00517235Foto: Éric B., Cozinha Nestlé
Trata-se de um carboidrato especial? Por quê?
A mandioca, pode ser um carboidrato especial pois, apesar da grande quantidade de carboidratos, é rica em fibras, o que faz com que tenha um índice glicêmico baixo, ajudando na saciedade.
A mandioca é interessante para quem quer perder peso?
Sim, justamente por essa característica do índice glicêmico, fornece energia sem gerar picos de insulina, hormônio responsável pelo acúmulo de gordura no corpo. Além disso, por ter boa quantidade de fibras, gera saciedade.
Qual é a quantidade diária recomendada?
Dependendo da dieta, da necessidade calórica e da prática de exercícios, a ingestão deste carboidrato pode mudar bastante, mas para quem necessita de uma porção de carboidratos no almoço e uma no jantar – 6 colheres de sopa (equivalente a 200g) ao dia de mandioca vão proporcionar um bom aporte de carboidratos .
Como podemos preparar a mandioca?
Pode ser utilizada e preparada de diferentes maneiras, como o simples cozimento com água, ou através das farinhas. A tapioca, produzida com a farinha de mandioca, é uma forma saborosa de se consumir esta raiz.
002167f0
Qual a diferença da mandioca para …
… o arroz branco?
O índice glicêmico e a carga glicêmica. O arroz possui ambos muito maiores do que a mandioca, o que significa que uma mesma quantidade de arroz e mandioca, o arroz tem uma capacidade de aumentar a insulina muito maior, o que gera maior acúmulo de gordura e aumento de peso.
… a batata?
Da mesma forma que com o arroz, a batata perde disparadamente da mandioca quando se trata se carga glicêmica e índice glicêmico. Só que no caso da batata o índice glicêmico é 85 (comparado ao açúcar) e a mandioca é 46. Portanto, podemos afirmar, com certeza, que a batata engorda mais que a mandioca.
… a batata doce?
Já quando falamos da batata doce, o índice glicêmico destes dois alimentos se equiparam. Algumas tabelas mostram que a batata doce tem um índice glicêmico um pouco menor do que a mandioca, mas mesmo assim podemos considerar estes dois carboidratos excelentes fontes de energia para quem deseja manter-se em forma.
… o macarrão?
Em relação ao macarrão, a mandioca também tem um índice glicêmico semelhante, mas a carga glicêmica (que tem o objetivo de relacionar o IG com a forma e a quantidade que o alimento é ingerido) da mandioca é quase a metade do valor da carga glicêmica do macarrão. Além disso o teor de fibras do macarrão é bem menor do que o da mandioca

Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/10/21/conheca-o-poder-da-mandioca-em-dietas-de-emagrecimento/?topo=13,1,1,,,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário